inLine News

GHB

| | 0 comentários




O que é?

       GHB e GBL são também conhecidos como: GBH, Gina, G (pronunciado em inglês Di ou em português Gê) ou ecstasy líquido.
GHB (Ácido Gama hidroxibutírico) e GBL (Ácido Gama Butil-lactona) são substâncias usadas em danceterias ou durante o sexo. Elas são drogas depressoras, isto é, elas reduzem a velocidade das funções do seu corpo.
Ambos os tipos de G contém solventes industriais e substâncias removedoras de tinta.
Como o GBL se transforma em GHB dentro do organismo, os efeitos do GBL podem ser mais fortes ou mais imprevisíveis do que usar GHB.
        Como as leis contra o GHB ficaram mais rígidas, GBL começou a ser muito mais usado.
Tomando G
       GHB é um líquido claro, salgado e sem cheiro. Algumas vezes vem como um pó que é adicionado à bebida. GBL tem um gosto amargo e ácido, e um cheiro de substância química. Ambos são misturados em refrigerante ou água (nunca em bebida alcoólica).
A concentração de G varia, portanto é difícil de saber qual é uma dose segura.
       As doses são geralmente medidas com conta-gotas de colírio, pequenas seringas ou com a tampinha do colírio cheia. Algumas pessoas tomam meia tampa, esperam até uma hora, e se nada de errado aconteceu, tomam a outra metade. Quem usa sempre pode conseguir tomar mais da droga e e tende a tomar uma tampa cheia a cada 1 ou 2 horas.
 
Altos e baixos
        A onda de G vem depois de aproximadamente 20 minutos e dura cerca de uma hora, mas pode durar até 4 horas.
Uma dose de G pode fazer você se sentir relaxado, com tesão ou meio chapado. É geralmente usado para acentuar os efeitos de outras drogas como o ecstasy.
       Muito G te deixa tonto, sonolento ou te faz vomitar – o que pode causar a morte por engasgamento se o G te fizer desmaiar. Os piores aspectos do G são desmaios, coma e morte.
Um pouco da ‘Gina’ dá pro gasto, com pouca diferença (pode ser apenas um mililitro ou menos) entre a dose que te faz ficar doido e a que te derruba no chão. Ter uma overdose é fácil, e vem quase sem avisar. A lista de pessoas baladeiras mortas por G está crescendo.
Overdoses tendem a acontecer quando a pessoa toma uma segunda dose antes da primeira bater, se o G é mais forte do que o esperado ou se as pessoa tinha tomado bebida alcoólica.
 
Sexo com GHB
      A droga é famosa por deixar as pessoas com tesão. O efeito indesejado é que pode ficar mais difícil de gozar. Ou então, como ela pode diminuir suas inibições, te deixa mais propenso a fazer sexo sem proteção – e com isso pode passar ou pegar HIV, sífilis, herpes, gonorréia, etc. Mas se você está fora de si – ou totalmente passado – vai ser difícil controlar o que está acontecendo ou mesmo se lembrar de tudo quando (ou se) você voltar ao normal.
Um relacionamento de longo prazo?
    Usuários constantes freqüentemente ganham tolerância ao G, precisando mais para ter a mesma viagem. Alguns ficam dependentes dele. Os sintomas da fissura incluem tremores e ataques de ansiedade pesados.
GHB com outras drogas
      Depressoras – é muito arriscado misturar G com outras drogas depressoras, como álcool e tranqüilizantes – mas também ketamina e anti-estamínicos (usados para o tratamento de alergias). A ação combinada deles pode reduzir perigosamente a respiração e pode fazer a pessoa “apagar de G” – que não tem nada a ver com sono, é estado inconsciente. Um apagão, coma ou morte pode acontecer. O álcool que você beber mesmo algumas horas antes pode permanecer no seu sistema, e por isso existe a chance de um colapso.
Coquetel anti-HIV – O G pode também interagir com estes remédios, causando níveis de G perigosos e um risco maior de colapso.

É bom saber

Se alguém está ficando tonto de GHB/GBL, não deixe ele “apagar de G”, pois ele não está dormindo, ele está inconsciente e pode não acordar depois. Tente mantê-lo acordado e movendo-se até que os efeitos passem ou que o socorro médico chegue.
Se o G fizer alguém cair, ele deve ser deitado de lado (e não de costas) para evitar que ele engasgue no próprio vômito.
Se você ou um de seus amigos não estiverem se sentindo bem ou não puderem ser acordados, procure socorro médico imediatamente. Sempre há o risco de morte súbita se alguém está inconsciente. Você estará mais encrencado se você não procurar ajuda e acabar com um corpo morto nas mãos.
       G deve ser evitado terminantemente se você tem pressão alta ou baixa, epilepsia, convulsões, problemas do coração ou respiratórios.
Sem cor, cheiro e apenas um gosto salgado que pode passar desapercebido em bebidas, GHB tem sido usado como uma droga para estupro ou assalto (boa noite cinderela). Então é melhor nunca deixar sua bebida de bobeira. Cuidado ao receber bebidas de estranhos.